terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Como melhorar o desempenho do computador na hora de jogar

Melhorar o desempenho do computador é fundamental para quem usa a máquina para jogar. Alguns upgrades na performance podem ser feitos por qualquer usuário com ou sem a ajuda de programas específicos.

Notebook Gamer Avell (Foto: Divulgação)

Antes de partir para as dicas mais avançadas, é necessário cobrir o básico. Se o computador estiver executando diversas tarefas ao mesmo tempo – como downloads, muitos programas abertos etc -, pode sobrecarregar o seu processador, o que leva a jogos rodando mais lentamente. Caso a máquina esteja ligada sem descanso há muitas horas, é bom desligá-la por alguns minutos. O excesso de informação na memória dificulta o funcionamento dos games.

Também é importante checar a presença de malwares. Uma das causas mais comuns para PCs lentos são programas maliciosos trabalhando no background, o que consome a memória e o processador. Essa checagem pode ser feita facilmente com auxílio de programas antivírus.

Softwares que melhoram o desempenho

Há muitos programas que podem ajudar a melhorar o desempenho do computador. Dentre os gratuitos, dois se destacam: o JetClean e o Razer Game Booster. O primeiro é um software de limpeza e organização, com algumas funções gratuitas, como a chamada “Performance Booster”, muito útil para gamers querendo dar aquele “up” a mais na capacidade de seu computador.

Já o Razer Game Booster foi desenvolvido especificamente para melhorar o desempenho da máquina para rodar jogos. Ele não trabalha com limpezas completas – apesar de fazer um escaneamento automático dos drivers e buscar por qualquer um que esteja desatualizado -, mas oferece um “boost mode”, que pode ser tanto ativado manualmente sempre que o usuário iniciar um dos jogos através do programa. A aplicação não identifica todos os títulos instalados nas máquina, mas é possível selecionar outros e adicionar à lista.

Você e seu computador

Além de usar softwares que ajudam a melhorar o desempenho do computador, o usuário também pode conferir alguns detalhes no hardware que auxiliam no processo de rodar games sem travamentos. É importante checar sempre se os drives estão atualizados. Ao esquecer de baixar os updates periódicos dos programas que “conectam” o PC às placas de vídeo, som, rede etc pode fazer com que esses componentes não. O Razer Booster, citado acima, pode fazer essa análise dos softwares desatualizados e, consequentemente, os downloads para o usuário.

Se o notebook é usado para jogos, verifique as configurações de energia. A maioria dos laptops tem, por padrão, um plano de energia “equilibrado”, a fim de oferecer o melhor entre tempo de vida da bateria e desempenho da máquina – o que é ruim quando se quer jogar. Para alterar a configuração, basta acessar, no Painel de Controle, a seção de “Opções de Energia” e selecionar “Alto Desempenho”.

Foto: Pixabay
Realizar uma desfragmentação de disco é outra ação fundamental: é como fazer uma faxina na casa, tornando mais fácil para o computador encontrar os arquivos que precisa utilizar mais rapidamente. Se o game for online, lembre-se de desligar programas que pesam na conexão. Dependendo da capacidade da Internet, talvez seja melhor fechar aplicações de torrents e de bate-papo, como o Skype. Para se comunicar com sua equipe existem, inclusive, softwares muito mais leves.

Funções como IP Release, Renew e Flush DNS são simples e ajudam muito a melhorar a conexão e, muitas vezes, a resolver problemas de ping ou latência altos em jogos online. Para acessá-las no Windows, basta conferir os passos abaixo. É importante mante em mente que isso irá desconectar a Internet momentaneamente.

  • Passo 1. Aperte a tecla de Windows + R. Isso vai abrir o menu “Executar”. Digite CMD, e o prompt de comando vai abrir.
  • Passo 2. Digite ipconfig /release, e espere alguns segundos pela resposta.
  • Passo 3. Digite ipconfig /renew, e espere alguns segundos pela resposta.
  • Passo 4. Digite ipconfig /flushdns, e espere alguns segundos pela resposta.

Com todas essas ações feitas, seu computador certamente terá um desempenho melhor ao rodar jogos. Se a execução de algum título continuar a ocorrer de forma precária, existe sempre a chance de que sua máquina não atenda aos requisitos mínimos. Para descobrir, dê uma conferida no site oficial do game.


Fonte: http://gamesgratuitos.com.br/como-melhorar-o-desempenho-do-computador-na-hora-de-jogar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário