terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Como saber qual Tablet comprar?

A venda de Tablets mundo afora disparou nos últimos dois anos. No Brasil não é diferente. Entretanto, sempre fica aquela pergunta: como saber qual Tablet comprar?

Original em: 15/06/2013
Atualizado em: 10/01/2017


É BOM ESCLARECER


Comprar um Tablet nem sempre é simples


Para não ficar "boiando" é bom saber um pouco sobre as características de um Tablet. Por exemplo: qual a diferença entre tela Resistiva e Capacitiva  as telas? Sistema operacional Android ou iOS? Como saber se a bateria tem boa capacidade de armazenamento de carga ou não? Qual o melhor tipo de processador?

Começando pela tela

Existem Poucos anos atrás eram populares no mercado duas opções de tela: A Resistiva e a Capacitiva.

A tela Resistiva é um componente barato, com menos precisão ao toque do dedo humano e com uma boa resistência ao choque. Telas resistivas possuem uma tecnologia defasada e equipam os Tablets mais baratos (aqueles que custam abaixo dos R$100,00), antigos e que estão sumindo aos poucos do mercado.

Já a tela Capacitiva possui uma precisão ao toque bem superior a Resistiva. São componentes mais avançados e de custo um pouco mais elevado, o que leva a serem usados em Tablets (na maioria das vezes) de qualidade superior.

É importante perceber que com o aumento da popularidade dos Tablets no Brasil, telas resistivas praticamente saíram estão saindo do mercado dando lugar a equipamentos com telas capacitivas.

Sistema Operacional


Os sistemas operacionais que dominam o mercado atualmente são o iOS da Apple e o Android da Google.

A característica mais básica a se destacar é que  iOS é um sistema operacional de licença paga (de código-fonte fechado), enquanto que o Android é totalmente free (código-fonte aberto).

Esse fato reflete diretamente no custo de um Tablet. Um Samsung Galaxy Tab com especificações técnicas similares ao iPad pode custar 50% mais barato. Porém, a qualidade e eficiência do iOS e o seu foco no hardware desenvolvido pela Apple deixa o Android para trás em vários quesitos.

Nesse aspecto deve-se pesquisar e ler um pouco mais sobre cada um para saber qual combina mais com sua procura pelo Tablet perfeito.

Outros sistemas crescem


A briga entre iOS e Android ganhou há poucos anos um novo concorrente de peso:  o Windows Phone. O sistema operacional da Microsoft ao poucos vai se popularizando e por isso são poucos os aparelhos que utilizam sua plataforma. Contudo, ela já provou estar à altura da concorrência. 

A proposta da tela inicial do sistema da Microsoft é muito diferente. Com “janelas” dispostas em barras deslizáveis, é mais complicado se acostumar com ela do que com a interface da Apple e do Google.

Processadores e memória


Desde que o computador de mesa e o notebook se tornaram populares, as configurações de memória e os processadores foram itens qualitativos, ou seja, quanto maior a capacidade de armazenamento e processamento destes dois, maior a qualidade destes produtos.

Com os Tablets acontece algo similar, porém com algumas peculiaridades. Processadores mais modernos, com mais núcleos e maior capacidade de memória RAM são itens a serem analisados. Porém, a capacidade de armazenamento não tem tanto significado na performance geral. Tablets com menos capacidade de armazenamento podem tranquilamente ser melhores que outros de maior capacidade.

Apple - Tablets da maçã são bem simples de diferenciar qual é melhor que outro: o mais novo tem processador mais rápido e eficiente. A memória é um item que não fará muita diferença de performance, apenas no preço final do produto.

Outros - O "bicho pega" quando chegamos a outras marcas como por exemplo Samsung, ASUS, Microsoft Surface, Huawei, entre tantos outros. Isso por que estes utilizam hardware muito diversificado, então muita vezes as pessoas compram gato por lebre.

No fim deste artigo apresento para vocês o Top 10 dos melhores Tablets de 2016. Isso vai facilitar bastante a sua pesquisa :)

Bateria, quanto mais miliampère-hora (mAh) melhor


A duração da bateria é outro item importante a ser analisado. Quanto maior o tempo que seu Tablet ficar ligado, maior será a produtividade e menos tempo será gasto deixando o Tablet preso a um carregador.

Então fique de olhos nos miliampères-hora (mAh). Geralmente, quanto maior for essa medida, maior é a duração da bateria. Mas não esqueça de um detalhe importante: muitas vezes a duração da bateria depende da maneira como você usa o seu Tablet.

A relação entre miliampére e duração da bateria também pode ser influenciado pelo sistema operacional do aparelho e por seus componentes internos (tela, processador, etc). Os Tablets mais modernos (leia-se mais caros) consomem menos eletricidade.

Outras características


Itens como GPS nativo, câmera de alta resolução, possibilidade de realizar chamadas telefônicas, suporte a 3G e 4G, vídeos Full HD, entre outras características devem ser levados em conta na hora da compra do seu Tablet. É tudo questão de necessidade e do que é possível seu bolso pagar.

PRIMEIRA PERGUNTA: VOU USAR PARA QUÊ?

A primeira pergunta a se fazer antes de sair comprando é a seguinte: para qual objetivo você está adquirindo um Tablet?

LAZER: navegar, ler e jogar


Se você é do tipo de pessoa que precisa de um Tablet apenas para estudar (usando PDF por exemplo), jogar um game desses mais leves e divertidos como o Angry Birds ou só pra navegar na internet então você deve escolher um tablet mais barato.

Este tipo de aparelho pode ter como características uma tela resistiva capacitiva, 256 MB 512MB 1GB de RAM, um processador single-core dual-core e 2GB 4GB de capacidade de armazenamento de arquivos. Isso seria o essencial. Menos que isso é jogar dinheiro no lixo, pois as tarefas podem se tornar demoradas.

Aparelhos como o Tablet DLMIDI MD e Coby Kyros são exemplos.

EXIGINDO UM POUCO MAIS: vídeos, jogos em 3D e uso contínuo


Assistir vídeos em Full HD, rodar games 3D, rodar aplicativos um pouco mais pesados e horas contínuas de funcionamento sem precisar recargas. É isso que você procura?

Se a resposta for "sim" então Tablets com tela capacitiva, memória RAM de no mínimo 512MB 2GB, processador dual-core e 4GB 8GB de capacidade de armazenamento de arquivos,  são características que você deve buscar para dar início a sua pesquisa.

Aparelhos como CCEAcer Iconia,  Samsung Galaxy Tab PlusPlaybookNexus e AOC Breeze já atingem as suas exigências.

EU QUERO O MELHOR: para quem tem dinheiro para gastar


Você quer um Tablet que atenda ao máximo suas necessidades e que tenha um desempenho próximo a um computador de mesa e notebook? Então prepare seu bolso.

Um Tablet com processador Octa-core/Apple A9X, memória RAM de no mínimo 3GB, GPS nativo,  câmera de 4k, flash, capacidade de armazenamento de 32GB e com amplo kit de conectividade (4G, bluetooth nova geraçãoe wi-fi) combina perfeitamente com sua exigência.

Aparelhos como iPad 2 / iPad 3 / iPad 4XoomSamsung Galaxy Tab II e Tablet Sony, fazem parte do seleto grupo de Tablets de última geração.

TOP 10 MELHORES TABLETS 2016 


Uma lista a seguir tem como base a avaliação de um dos maiores sites especializados em tecnologia, a CNET:

1º Apple iPad Pro (9.7 polegadas):

Principais características: Resolução de 2048x1536, processador Apple A9X, 32Gb de memória, Bluetooth 4.2, câmera 4K e leitor de biometria.


2º Google Pixel C:


Principais características: Resolução de 2560x1800, processador 8-core Tegra X1, 32Gb de memória, 3Gb de RAM e  Bluetooth 4.1.

3º Apple iPad Mini 4:

Principais características: Resolução de 2048x1536, processador Apple A8, 16Gb de memória, Bluetooth 4.2, câmera HD 1080p e leitor de biometria.

4º Microsoft Surface Pro 4:

Principais características: Resolução de 2736x1824, processador Dual-Core Core m3, 4Gb de RAM e Bluetooth 4.0.

5° iPad Air 2:

Principais características: Resolução de 2048x1536, processador Apple A8x, 16Gb de memória, Bluetooth 4.0, câmera HD 1080p e leitor de biometria.

6º Huawei MediaPad M3:

Principais características: Resolução de 2560x1600, processador 8-Core Cortex-A72, 4Gb de RAM, 32Gb de memória e leitor de biometria.

7º Sony Xperia Z4 Tablet:


Principais características: Resolução de 2560x1600, processador 8-Core Snapdragon 810, 3Gb de RAM, 32Gb de memória e Bluetooth 4.1.

8º Samsung Galaxy Tab S2:

Principais características: Resolução de 2048x1536, processador 8-Core, 3Gb de RAM, 32Gb de memória, Bluetooth 4.1 e leitor de biometria.

9º Asus ZenPad S3 10:

Principais características: Resolução de 2048x1536, processador 6-Core, 4Gb de RAM, 32Gb de memória e Bluetooth 4.2.

10º Amazon Fire HD 8:

Principais características: Resolução de 1280x800, processador Quad-Core, 1.5Gb de RAM, 16Gb de memória ( expansível com cartão de memória de 200Gb).


TABLETS SEMPRE EM EVOLUÇÃO



Provavelmente daqui a algumas semanas ou meses está lista poderá estar defasada. Isto vai ocorrer por que a evolução tecnológica destes aparelhos é incrível e a disputa comercial entre as empresas, sejam elas gigantes ou pequenas, aceleram as inovações e barateiam os custos dos componentes.

Então fique de olho nestas dicas e faça sua pesquisa.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário