quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Dicas para montar um PC Gamer

O essencial para um PC ter um bom desempenho é o equilíbrio do conjunto, ou seja que todos os itens sejam do mesmo "nível" entre si. Apenas um item não vai fazer milagre. Um placa de vídeo forte e um processador fraco desequilibra o conjunto, uma fonte fraca com processador e placa de vídeo forte também desequilibra o conjunto, e assim vale para o PC inteiro seja o processador, a placa mãe, a memória, os HD´s, a placa de vídeo e a fonte.

O que é preciso para montar um PC GAMER?

- PLACA DE VÍDEO

(Foto: Divulgação/ASUS)

Como o foco são os jogos, deve se dar atenção especial a placa de vídeo. No entanto não é somente comprar uma placa de vídeo qualquer e espetar na placa mãe. A placa de vídeo depende do PC todo para dar seu potencial. Por isso uma configuração deve ser equilibrada.


O que é o importante na hora e escolher uma placa de vídeo?

Existem muitas características e diferenças entre as placas de vídeo, mas o principal é que seja DDR5, pois são as que tem melhor compatibilidade com as tecnologias atuais e suporte ao Directx 11/ Directx 12 que está presente nos jogos mais pesados.

Placas de vídeo DDR3 devem ser evitadas, pois são antigas, consomem mais energia e tem menos potencia, mesmo se você ver uma placa de vídeo DDR3 de 4GB e uma DDR5 de 1GB, saiba que essa ultima é melhor. Outra característica é escolher a que tiver melhor refrigeração, por isso evite as que tem apenas um cooler (ventoinha), pois estas aquecem muito. 

Antes de escolher uma placa de vídeo tenha em mente o que pretende com ela, se quer rodar jogos causais, médios ou jogos pesados. Saiba que a resolução do monitor influencia no desempenho também, monitores fullHD (1920 x 1080) exigem placas de vídeo mais potentes para manter boa qualidade gráfica nesta resolução.

Marcas indicadas: MSI, ASUS, Gigabyte, Saphire, Powercooler, PNY, Zotac, XFX.

- PROCESSADORES

Foto: Internet
O processador deve ser capaz de tirar "todo o potencial" da placa de vídeo, quando o processador é muito inferior e não consegue processar todo o poder da placa de vídeo temos as travadas nos jogos. isso se chama GARGALO . Também pode existir outros tipos de gargalo, mas isso fica para outro tópico.

Marcas indicadas:  processadores INTEL da 4ª Geração e AMD da linha FX.

- FONTE

(Foto: Divulgação/Corsair)

A fonte deve ter energia suficiente para não prejudicar o seu equipamento, as fontes indicadas são as que tem PFC ATIVO e selo 80 plus este selo garante que a fonte entregue sempre acima de 80 % de energia de sua capacidade.

Consulte Aqui como saber quanta energia seu PC vai precisar, pois fonte com potencia acima do necessário não significa melhor desempenho e sim maior consumo (desperdício) de energia.
Geralmente fontes com chave de seletor de voltagem já fica claro que não tem PFC ativo, logo, devem ser evitadas.

NÃO USE ESTABILIZADOR! Estabilizadores não devem ser usados em fontes com PFC ativo e selo 80 plus, pois a fonte já faz a correção da tensão e da oscilação da energia necessária. Use um bom filtro de linha (não confundir com régua) para se prevenir ou ligue sua fonte direto na tomada.

Marcas indicadas: Corsair, Xfx, OCZ, Evga

- PLACA MÃE

(Foto: Divulgação/Corsair)
A placa mãe deve ser totalmente compatível com o processador, para que o mesmo possa ser usado em sua plenitude. A compatibilidade da placa mãe é verificada pelo seu SOQUETE.

Alem do soquete existe o chipset que identifica a placa mãe. Por exemplo:  um mesmo soquete (Intel 1150) pode ter vários chipsets (H81, B85, H87, H97, Z87 e Z97), isso influencia basicamente na oferta de componentes de melhor tecnologia e recursos oferecidos pela placa mãe.

Também temos os formatos ATX e M-ATX, que basicamente se referente ao tamanho físico da placa mãe, opte sempre que possível pelo formato ATX para um melhor escalonamento do hardware dentro do PC, mas se não for possível as placas Micro ATX também oferecem qualidade e desempenho.
Marcas indicadas: Gigabyte, MSI, Asus, Asrock.

- MÓDULO DE MEMÓRIA RAM

(Foto: Divulgação/Corsair)

A memória  (também conhecida como módulo de memória RAM) também é fundamental porem na medida certa, muita memoria (16,24 ou 32gb de RAM) não melhora o rendimento do seu PC, porém acelera o carregamento dos jogos e programas, hoje o padrão é DDR3 então basta que sua memória e placa mãe tenham essa mesma característica (suporte a memória DDR3) para ser compatível. Atente-se para não colocar memórias com frequência maior que o aceitável pela placa mãe, embora isso não vá trazer problemas para seu PC, porém uma memória de 1600 MHz numa placa mãe que só aceita até 1333 MHz vai fazer com que a memória opere em 1333 MHz. As frequências mais comuns são 1333 MHz e 1600 MHz.


Se você está montando uma máquina para jogos e o orçamento está apertado, recomendamos memórias de 1.600 MHz com dissipadores como linha de entrada, uma vez que este é o padrão atual. Memórias de 1.066 e 1.333 MHz devem ser evitadas quando possível.

Marcas indicadas: Corsair,  Kingstom.

- GABINETES

(Foto: Divulgação/Thermaltake)

Ter um bom gabinete é importante para manter a integridade e o perfeito funcionamento dos componentes, um gabinete bem refrigerado garante o controle da temperatura interna do seu PC, reduzindo o desgaste e a chance de superaquecimento.

De modo geral opte sempre por gabinete com varias opções para a instalação de fans, tente respeitar a posição dos fans conforme a imagem acima (Fans frontais e laterais jogam o ar frio para dentro e os fans traseiros e em cima tiram o ar quente do gabinete) e que a fonte seja instalada na parte inferior do gabinete. Fique atento também que existem diferentes tamanhos de gabinete: MINITOWER (pequeno), MIDTOWER (médio e o mais recomendado) e FULLTOWER (grande, recomendado para que vai utilizar várias VGA´s e watercoolers).

Marcas indicadas: CORSAIR, NXZT, COOLERMASTER, THERMALTAKE.
Fonte: http://gamesgratuitos.com.br/dicas-para-montar-um-pc-gamer-bom-e-barato/

Nenhum comentário:

Postar um comentário